O que são Bacantes? True Blood X Livro

O TEXTO PODE CONTER SPOILER

Na mitologia grega, as Ménades, ou Mênades, (de mainomai, “enfurecido”), também conhecidas como bacantes, tíades ou bassáridas, eram mulheres seguidoras e adoradoras do culto de Dionísio (ou Baco). Eram conhecidas como selvagens e endoidecidas, de quem não se conseguia um raciocínio claro. Os mistérios que envolviam o deus, provocavam nelas um estado de êxtase absoluto, entregando-se a desmedida violência, derramamento de sangue, sexo, embriaguês e autoflagelação. (Wikipédia)

Menade_by_ReaperLady Imagem tirada do site: Deviant Art

No livro Living Dead In Dallas, as bacantes são seres sobrenaturais poderosos. ” O Deus dominou algumas mulheres de tal modo que elas se tornaram imortais, ou bem perto disso. Baco era o Deus do vinho, por isso as mênades gostam de bares, elas acham que a violência causada pela bebida pertencem a elas” (trecho do livro). Elas são seres nômades, não ficam sempre nos mesmos lugares, elas vagam por aí se alimentando da bebedeira, violência, orgulho, luxúria, prazer do sexo, morte…

 A bacante aparece no início da história e ataca Sookie, como um “recado” para Eric, e tal como na série, ela é envenenada e tratada pela Dra Ludwig, um ser que se parece com um Hobit e é médica dos seres sobrenaturais. O vampiro chefe da área 5, Eric,  já teve oportunidade de ver o que uma bacante faz e ela manda esse recado exigindo uma oferenda, caso contrário, ela espalha a loucura por Bon Temps. Já no finalzinho do livro, ela aparece em uma orgia (que não foi promovida por ela), consegue o que quer e vai embora.

bacante Maryann

Em True Blood, a bacante é a Maryann. Ela tem um destaque muito maior na série, já que no livro ela aparece somente 2x. Com uma cara de boa-moça e sempre atenciosa com todos, ela vai preparando “seu terreno” em Bon Temps. Faz festas que aos poucos se tornam mais agresivas e obscenas e por fim, espalha a loucura na cidade e exige um sacrifício para o seu Deus, escolhendo Sam como oferenda.

Ainda não se sabe bem como as coisas vão ser resolvidas na série True Blood, já que Maryann já espalhou a loucura e o poder dos vampiros não afetam ela.

O que acontece na série e NÃO acontece no livro: a bacante não mata as pessoas para tirar o coração e comer, os habitantes não ficam com os olhos pretos, ela não faz orgias, a bagunça que ela vai fazer na cidade, espalhando o caos e loucura não acontecem no livro também.

Eu fiz esse post porque algumas pessoas me fizeram perguntas sobre esse tema e tinham dúvidas sobre a série True Blood e o livro. 😉

Texto: Sookie Novel’s

Anúncios

~ por Mizinha em 21/08/2009.

8 Respostas to “O que são Bacantes? True Blood X Livro”

  1. adorei..
    blog perfeito !

  2. acho que a menade estrapola a ideia da serie.
    porque tipo, e muuuuuuuito sobrenatural..
    vampiros, metamorfos são ate aceitaveis
    mas menades e algo tao ludico, irreal demais.
    da ideia de tudo existe!
    ate fadas ou duendes!

    • Eu nunca tinha ouvido falar de mênades, mas quando li o livro pela 1ª vez, tive que pesquisar.
      Estou montando um post com todos os seres sobrenaturais que aparecem nos livros da Charlaine.

  3. Mas Karla, no universo de True blood, fadas existem! Essa alias, e a natureza da Sookie!

  4. muito legal gostei acho que vou tira um 10 dez no trabalho

  5. Pq ela Maryann deixa as pessoas com os olhos pretos??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: