Charlaine Posta em Seu Blog

Charlaine_Harris

A escritora Charlaine Harris postou ontem em seu blog algumas novidades. Com o incrível sucesso e consequentemente o aumento do trabalho, Harris conta agora com 2 primeiros leitores e 2 continuistas para os seus livros. Isso é sinônimo de Qualidade. Veja na tradução, a função importante dessas pessoas, pra ela e para nós leitores:

___________________________________________________________

22 de Setembro de 2009

” É definitivamente a semana da fantasia urbana aqui na minha casa. Entre as sessões prolongadas de finalizar o manuscrito de “Dead In The Family” com as mudanças sugeridas pelos meus primeiros leitores, eu fui pega por alguns excelentes livros, todos do lado corajoso. Eu não tenho certeza do que isso quer dizer em como eu estava me sentindo, talvez o trabalho no livro fosse tão difícil que eu me sentia triste?

(…)

Como eu estava mergulhada nas mudanças sugeridas pelos meus primeiros leitores para “Dead In The Family”, pensei em como tenho sorte de ter pessoas de confiança para fazer este trabalho ingrato para mim. Para a maior parte da minha história escrita, só eu e meu editor (e o co-editor) lemos os meus livros antes de serem publicados. Mas isso mudou nos últimos dois anos, e acho que meus livros são o melhore para ele.

Para aqueles de vocês que não estão profundamente no mundo da escrita, um primeiro leitor é alguém que mergulha em seu livro antes de qualquer outra pessoa. Qual é o propósito de um primeiro leitor em primeiro lugar? Para dizer o que você fez de errado e o que você pode fazer para torná-lo melhor. Assim, um primeiro leitor é alguém que você confia para lhe dizer a verdade, e não alguém que você conhece e vai dizer mentiras reconfortantes. Um leitor ideal, primeiro tem que ser inteligente, coerente, familiarizado com os seus outros livros e com as leis da língua, e diligente. Quando eu digo ‘diligente’, quero dizer alguém que vai largar tudo para arar em seu livro se você disser: “Isto teria que estar na mesa do meu editor três dias atrás”.

Felizmente para mim, eu tenho dois grandes primeiros leitores, meus amigos Dana Cameron e Toni LP Kelner, que pode gentilmente me dizer que cinquenta páginas não pertencem ao meio do livro (Dana) e que eu esqueci totalmente de trazer um ponto importante de volta para o livro depois de levantá-lo (Toni). Obrigado, senhoras. Tenho também leitores continuistas, que conhecem o material nos livros anteriores, assim como eles conhecem os seus filhos, e estas duas pessoas maravilhosas que estão sempre prontas para me dizer que eu comecei o nome de um personagem errado mais uma vez, ou que a rua tinha um nome diferente no livro anterior.

(…)

Claro, eu ainda levarei a culpa por erros e falhas de continuidade no meu trabalho. Embora eu não possa levar toda a série na minha cabeça e me referia a ela o tempo todo, eu deveria ser capaz disso, digo a mim mesma, e isso é muito perturbador para mim quando eu cometo um erro. Não é por falta de cuidado, é por falta de espaço no cérebro. Minha memória está tão cheia depois da minha longa carreira (pelo menos essa é a minha história, e eu estou aderindo a ela) que eu não tenho espaço para mais fatos, especialmente agora que eu tenho certeza que outras pessoas estão aqui para me ajudar a fazer isso. Meus dois especialistas em continuidade, que devem permanecer anônimos, me ajudaram a colocaralgumas poucas questões dos livros anteriores (…).

Meus agradecimentos a todas essas pessoas. Eu tenho certeza que ainda haverá erros nos livros, e estou certa que alguns pontos do enredo e evolução não vão agradar a todos os leitores, mas estas são coisas que um escritor tem que lidar. Isto é como um aviso de Garantia da Qualidade,  eu estou fazendo o melhor que posso para oferecer o melhor livro possível.”

Charlaine Harris

Fonte: aqui.

Anúncios

~ por Mizinha em 23/09/2009.

5 Respostas to “Charlaine Posta em Seu Blog”

  1. queria ser uma primeira leitora :/

  2. tambem 🙂

  3. …idem…(só que já tá na 3ª leitora)…risos…

  4. Ulá! eu gostava de ser a primeira leitora da Charlie 😉
    Deve ser divertido não? Oh… quer dizer, vou fazer-vos uma declaração: ser primeira leitora é maravilhoso… Saber pormenores que se calhar nem vêm nos livros que são só meras ideias… ajudar num empreendimento destes é maravilhoso. Uma amiga minha muito chegada escreve um livro e eu sou a PRIMEIRA leitora dela. 😉
    Garanto-vos é uma aventura fantástica. Não sei se alguma vez passaram por isso.
    Beijoca! 😉

  5. Será que todos os escritores ficam gordos? :s
    ai credo!
    já com a Steph. Meyer foi a mesma coisa… ela engordou imenso!
    :s

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: